Analisa

Ameaças à educação inclusiva

O programa Analisa convida a pedagoga e professora da Faculdade de Educação Maria Teresa Mantoan, que coordena o Laboratório de estudos e pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) e participou da formulação da Política Nacional de Educação Especial lançada em 2008. Mantoan comenta os retrocessos na política de educação inclusiva, a partir do decreto estadual que autoriza a presença de atendente pessoal para alunos com deficiência dentro das escolas estaduais paulistas. O programa também aborda o Projeto de Lei 3035, que institui a política para educação especial e inclusiva para atendimento às pessoas com transtorno do espectro do autismo, além do parecer 50 2023 do Conselho Nacional de Educação, que propõe uma série de indicações para o atendimento ao estudante com transtornos do espectro do autismo.

Produção e apresentação – Patrícia Lauretti
Imagens – João Ricardo – Boi e Marcos Botelho Jr.
Direção de imagens – João Ricardo Boi
Edição – Kleber Casabllanca