Especiais

A ressonância magnética e o equipamento para diagnóstico por imagem

No programa Ciência Enredo, o físico Peter Schulz conta a história da ressonância magnética, traçando um percurso que vai da ciência básica à aplicada.

No segundo episódio do programa Ciência Enredo, o físico e professor da Unicamp Peter Schulz apresenta o desenvolvimento científico do equipamento de ressonância magnética, amplamente utilizado na atualidade para diagnósticos médicos. Para contar a história da ressonância magnética nuclear, Schulz traça um percurso que vai da ciência básica à aplicada. “Esse enredo é muito bacana, porque mostra como se vai da mecânica quântica, onde tudo começou, aos centros de diagnósticos em hospitais e clínicas. É uma contribuição genuína da mecânica quântica para o bem-estar das pessoas”, contou o autor. Com 20 minutos de duração, o Ciência Enredo é exibido mensalmente.

Ficha técnica:
Produção e apresentação: Peter Schulz
Imagens (estúdio) e edição de vídeo: Kleber Casabllanca
Direção de imagens: João Ricardo – Boi e Marcos Botelho Jr.
Capa: Paulo Cavalheri
Coordenação: Patrícia Lauretti