Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Brasil registrou mais de 920 mil casos de dengue nos dois primeiros meses deste ano, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde. A região de Campinas, por sua vez, é responsável por 9 mil dos casos contabilizados em território nacional. Nesse cenário, existem algumas medidas tomadas para amenizar o impacto da infecção, como a vacina, recém-disponibilizada e restrita a alguns públicos, e as ações pessoais de contenção da doença. 

Entre as medidas de caráter individual, é possível mencionar o uso de algum repelente contra insetos, um produto que impede a emissão dos odores responsável por atrair o mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. O repelente desenvolvido atualmente pela empresa S Cosméticos do Bem é um exemplo de produto que, quando aprovado, vai se somar aos esforços de combate à dengue.

Isso porque a S Cosméticos, empresa-filha da Unicamp graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), tem buscado formas de ampliar a proteção contra o mosquito também para públicos sensíveis a esse tipo de produto. Em fase de testes, o repelente obtido a partir da planta Artemisia annua e com tecnologia da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, licenciada pela empresa, passou recentemente por um aprimoramento lançando mão da nanotecnologia, de modo a ampliar sua durabilidade e eficácia.

Além da baixa toxicidade, estimada em números cinco vezes menor do que a do componente menos tóxico do mercado, podendo ser usada por gestantes e crianças, a loção contará com propriedades hidratantes. Soraya El Khatib, fundadora e diretora-executiva (CEO, na sigla em inglês) da empresa e ex-aluna da Unicamp, estima que o produto seja disponibilizado em breve:

“A nossa expectativa é que o repelente esteja no mercado ainda este ano e que possa começar a entregar segurança, saúde, bem-estar e prevenção, principalmente contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya no caso de grupos especiais como crianças e gestantes”, comenta a CEO.

S Cosméticos do Bem, graduada da Incamp

Embora aposte no novo repelente com entusiasmo, a trajetória da S Cosméticos do Bem iniciou-se anos atrás e já resultou na apresentação de um produto ao mercado, um sérum facial com ação antienvelhecimento. E há outros produtos em desenvolvimento e em fase de testes.

Apesar de suas finalidades distintas, todos esses produtos têm em comum um mesmo ponto de partida, a planta Artemisia annua, e a aplicação de métodos sustentáveis na sua produção, a partir de uma tecnologia desenvolvida na FEA. 

O componente utilizado pela empresa para a criação dos produtos é a artemisinina, proveniente da planta nativa da Ásia. O óleo essencial obtido a partir da espécie possui interesse comercial em função de suas propriedades cosmética e farmacêutica. Para três dos bioativos gerados pela planta, foram encontradas aplicações variadas, como produtos repelentes, antienvelhecimento, antimaláricos e antivirais.

A obtenção dos bioativos deu-se sob orientação da professora Maria Angela de Almeida Meireles Petenate, da FEA, e não emprega solventes poluentes. Na prática, o procedimento usa apenas água e gás carbônico reutilizado de processos industriais. Os indicadores de sustentabilidade também evidenciam que, durante todas as etapas de extração, há uma pequena emissão de gás carbônico, estimada em apenas 2%.

O caminho do produto até o mercado consumidor

A S Cosméticos do Bem se configura como uma spin-off acadêmica da Unicamp, ou seja, uma empresa criada a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade para viabilizar a aplicação de uma nova tecnologia em produtos que cheguem ao mercado consumidor. Desde sua fundação, a empresa passou por vários estágios de desenvolvimento, incluindo o processo de incubação oferecido pela Incamp, sob gerência da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp). 

Durante esse período, a startup foi contemplada com diversos tipos de fomento, como o do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Pipe Fapesp), o da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Atuação da Incamp e da Inova Unicamp

A Incamp, por meio de seu programa de incubação, promove ações que procuram colaborar com o desenvolvimento de startups selecionadas, como foi o caso da S Cosméticos do Bem. Empresas interessadas nos programas oferecidos podem obter mais informações sobre a inscrição e o edital vigente no site.

Para saber mais sobre as empresas-filhas da Unicamp e processos de cadastro e de atualização de dados, acesse.

Matéria originalmente publicada no site da Inova Unicamp.

Ir para o topo