Cultura e Sociedade

Pós-doc é homenageado pela Britsh Council com o Study UK Alumni Award 2024

Robson Tramontina foi contemplado na categoria "Negócios e Inovação" por trabalho na área de biotecnologia

Robson Tramontina, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista de pós-doutorado da Fapesp, foi homenageado pelo British Council com o Study UK Alumni Award 2024, na categoria “Negócios e Inovação”. O prêmio é um reconhecimento aos ex-alunos do Reino Unido que têm contribuições significativas em suas áreas de atuação e comunidades.

“O prêmio é um marco em minha carreira, simbolizando não apenas o reconhecimento do impacto de meu trabalho na biotecnologia, mas também a importância da educação internacional e do empreendedorismo inovador. Minha história reflete a capacidade de transformação que a educação de qualidade e o apoio à pesquisa científica podem oferecer, especialmente para jovens do interior do Brasil”, diz o pesquisador à Agência FAPESP.

Tramontina é fundador da NexVitro Biologics, uma startup no campo da biotecnologia e empresa-filha da Unicamp. Ele destaca o papel da FAPESP em sua trajetória: “Durante meu doutorado, fui beneficiado por uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), que me permitiu realizar pesquisas na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Essa experiência internacional não apenas expandiu meus horizontes acadêmicos e profissionais, mas também foi fundamental na minha formação como cientista e empreendedor”.

A cerimônia de entrega do Study UK Alumni Awards 2024 ocorreu em fevereiro, na Embaixada Britânica, em Brasília. A lista completa dos vencedores pode ser consultada no site do British Council.

Leia matéria na íntegrta publicada no site da Agência Fapesp.