Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Estudo confirma surgimento de nova espécie de borboleta amazônica a partir da hibridização

Pesquisa feita em parceria com pesquisadores da Unicamp identifica fenômeno considerado raro e de difícil comprovação científica

Um estudo publicado nesta quarta-feira, 17, no site da revista Nature, comprova o surgimento de uma nova espécie de borboleta amazônica a partir da hibridização, fenômeno evolutivo considerado raro no mundo animal e que ocorre a partir do cruzamento de duas espécies diferentes. O trabalho, liderado por cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, e de Harvard, nos Estados Unidos, contou com a participação de uma equipe brasileira comandada pelo professor André Freitas, coordenador do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (Labbor) do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

Segundo o artigo, a borboleta da espécie Heliconius elevatus surgiu do cruzamento de ancestrais das atuais Heliconius melpomene e Heliconius pardalinus. As análises genéticas e ecológicas indicam que os primeiros cruzamentos entre as duas espécies ocorreram há cerca de 180 mil anos, um período considerado curto na escala evolutiva.

O trabalho, liderado por cientistas da Inglaterra e dos Estados Unidos, contou com a participação da equipe brasileira comandada pelo professor André Freitas (ao centro), coordenador do Labbor do IB

Segundo Freitas , a comprovação do fenômeno representa uma quebra de paradigma no estudo do processo de evolução da fauna. “A gente sempre espera que uma espécie ancestral dê origem a duas outras espécies pelo menos. E aqui é o contrário. São duas espécies que dão origem a uma e isso não é comum no caso de animais.”

Geralmente há o surgimento de novas espécies no mundo animal quando uma determinada espécie dá origem a uma outra ou a mais de uma outra. Isso pode ocorer, por exemplo, por meio do isolamento de populações. O estudo demonstra um outro caminho e novas possibilidades.

De acordo com Marianne Elias, pesquisadora sênior no Instituto de Sistemática, Evolução e Biodiversidade do Muséum national d’Histoire naturelle de Paris, o estudo mostra que a hibridização pode ser um motor potente da evolução e que esse fenômeno sempre traz consequências, ainda que não seja o surgimento de uma nova espécie.

“Talvez esse fenômeno seja muito mais frequente do que a gente pensa. Até nos casos em que não há formação de uma nova espécie, mas uma mudança de um padrão de cor, por exemplo. Isso porque, no passado, ocorreu a hibridização com outra espécie, um motor potente da evolução”, explica Elias.

O professor André Freitas no acervo de espécies de borboletas mantido pelo Labbor do Instituto de Biologia

O estudo, que levou dez anos para ser concluído, mobilizou também pesquisadores do Peru, do Equador e da Colômbia. O mapeamento genético dos animais foi crucial para descobrir a base genética das múltiplas características que definem uma espécie.

Para Freitas, destaca-se ainda o caráter interdisciplinar do estudo. “Esse trabalho mostra a importância de a pesquisa trabalhar em conjunto com diferentes linhas para se entender um problema”, afirma. “Sem o respaldo do conhecimento do campo, da história natural e dos acervos dos museus, esses trabalhos se tornam incompletos, porque não dá para entender direito o que está acontecendo para além da parte molecular.”

Mais detalhes sobre o artigo podem ser obtidos na edição 705 do Jornal da Unicamp, a ser publicada em 29 de abril.

Ir para o topo