Pesquisa

Descoberta de bactérias para biofertilizantes rende prêmio de melhor artigo científico

A premiação reconhece os artigos mais impactantes publicados na ISME Journal em 2023

O artigo sobre bactérias dos Campos Rupestres capazes de capturar e disponibilizar fósforo para plantas, do Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), foi um dos três premiados como Melhor Artigo da ISME Journal 2023. O prêmio reconhece os artigos mais impactantes publicados na ISME Journal no último ano, celebrando contribuições significativas para o campo da ecologia microbiana.

O artigo Plant microbiomes harbor potential to promote nutrient turnover in impoverished substrates of a Brazilian biodiversity hotspot é resultante da tese de doutorado de Antonio P. Camargo e contou com a contribuição de Rafael S. C. de Souza, Juliana Jose, Isabel R. Gerhardt, Ricardo A. Dante, Supratim Mukherjee, Marcel Huntemann, Nikos C. Kyrpides, Marcelo F. Carazzolle e Paulo Arruda.

Acesse a matéria publicada no Jornal da Unicamp sobre a pesquisa.

A pesquisa premiada aborda a descoberta de bactérias altamente eficientes na captura e solubilização de fósforo, tornando-o disponível para as plantas. Estes microrganismos foram encontrados nos Campos Rupestres, localizados na região central do Brasil, conhecidos por abrigarem uma diversidade significativa de plantas, apesar de serem ambientes pobres em fósforo e com solos muito ácidos.

O estudo mostrou que essas bactérias possuem cerca de 25% mais genes relacionados à solubilização de fósforo do que aquelas encontradas em outros ambientes, permitindo que plantas como Vellozia epidendroides e Barbacenia macrantha sobrevivam em condições adversas. As plantas, por sua vez, secretam compostos orgânicos pelas raízes que atraem essas bactérias, formando uma relação simbiótica que facilita a nutrição vegetal.

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos biofertilizantes, o que poderia reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes fosfatados importados, diminuir os impactos ambientais e econômicos associados ao uso de fertilizantes químicos, e contribuir para uma agricultura mais sustentável.

Impacto dentro e fora da academia

A seleção dos artigos foi realizada em duas fases. A primeira seleção foi feita por um conjunto de métricas relacionadas à repercussão do artigo dentro e fora da academia. Na segunda fase, os artigos foram avaliados por seu conteúdo, o que incluiu a avaliação de artigos de alto impacto que elevaram o perfil do ISME Journal e destacaram descobertas excepcionais no campo da ecologia microbiana.

Desde que foi colocado no ar, em dezembro de 2022, o artigo alcançou mais de 11 mil acessos, 20 citações e 88 pontos de Altimetrics Score – que mede o engajamento e a disseminação da pesquisa em jornais on-line, redes sociais e blogs.

A pontuação de Altimetrics Score posicionou o artigo premiado entre os 3% mais citados de um total de 484.069 artigos publicados no mesmo período em todas as revistas, demonstrando sua relevância e influência. Especificamente no The ISME Journal, o artigo está atualmente em segundo lugar entre 35 artigos de idade semelhante. Esses dados indicam que o estudo tem sido amplamente referenciado e reconhecido dentro e fora da academia.

Sobre o GCCRC

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela Fapesp em conjunto com a Embrapa, com sede no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp. O centro desenvolve soluções de biotecnologia para aumentar a tolerância das culturas agrícolas aos estresses impostos pelas mudanças climáticas globais.