A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), por meio da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (Caiapi), promove, durante o mês de abril, uma série de atividades voltadas para os estudantes indígenas da Unicamp.

O evento “Abril indígena 2024” conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), da Faculdade de Educação (FE), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), dos Acadêmicos Indígenas da Unicamp e de Limeira, da Prefeitura Municipal de Limeira e de outros órgãos e unidades da Universidade.

As atividades, que prosseguem até o dia 18 de abril, começaram na última quarta-feira (3), com a exibição do filme “Escute, a terra foi rasgada”, seguido por um bate-papo com a diretora da obra, cineasta Cassandra Mello.

Como consequência do Vestibular Indígena da Unicamp instaurado em 2018, atualmente encontram-se matriculados na Universidade cerca de 450 estudantes, pertencentes a mais de 50 povos indígenas de diferentes regiões do Brasil.

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, tem como um de seus objetivos dar visibilidade à diversidade dos povos originários do nosso país. São quase 1,7 milhão de pessoas, falantes de mais de 180 línguas, pertencentes a 305 povos, que detêm direitos, tradições, riquezas e conhecimentos.

Todas as atividades do “Abril Indígena 2024”são abertas ao público.

Confira a programação completa

Abril Indígena - Programação