A primeira fase da Maratona Feminina de Programação (MFP), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, acontece, na  modalidade online, no sábado, dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, com transmissão da abertura e palestras no YouTube da Maratona SBC @MaratonaSBC

A fase final ocorre, na modalidade presencial, nos dias 14 e 15 de junho, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp. No dia 15, a prova será aplicada das 13h às 17h.

Larissa Gomes, diretora da MFP
Larissa: “criar uma comunidade forte e acolhedora de mulheres na computação”

“A Maratona Feminina de Programação surgiu quando percebemos que éramos as únicas mulheres da nossa faculdade a participar de competições de programação. Então, compreendemos que tínhamos nas nossas mãos o potencial de impactar mais do que somente a Unicamp, mas sim universidades de todo o país que enfrentavam uma situação parecida com a nossa. No ano passado, contamos com 280 inscrições de estudantes de todas as regiões do Brasil e, neste  ano, já somamos mais de 450 inscrições, sendo parte delas de estudantes do ensino médio e de outros países da América Latina. Hoje em dia, o objetivo da maratona não é somente promover a participação feminina na programação esportiva, mas também criar uma comunidade forte e acolhedora de mulheres na computação”, contou Larissa Gomes de Stefano Escaliante, diretora da MFP.

Juliana, responsável pela área de comunicação da MFP
Juliana: “mudar o cenário da computação através da maratona”

“Quando ingressei no curso de ciência da computação e passei a experimentar uma graduação frequentada majoritariamente por homens, eu encontrei uma barreira que poderia colaborar ativamente para quebrar. No ano de 2023, foi criada a maratona feminina de programação e, como maratonista de programação esportiva permeada por figuras masculinas em dias de competição, empenhei-me ao máximo em trazer mulheres da minha faculdade para a área de programação esportiva. Felizmente, neste ano, a organização da Maratona Feminina passou a receber, de coração aberto, mulheres de todo o Brasil em sua equipe de organização, e hoje sou coordenadora de comunicação das redes sociais da MFP, podendo, assim, lembrar mulheres e pessoas não binárias, tanto do Brasil quanto do restante da América Latina, de quão capazes somos de mudar o cenário da computação através da maratona de programação”, disse a coordenadora de comunicação da maratona, Juliana Zambon.

Na Unicamp, a responsabilidade pela Maratona é dividida entre as diretoras Jasmine Battestin Nunes e Larissa Gomes de Stefano Escaliante; Luísa de Melo Barros Penze, na coordenação de elaboração de prova; Letícia Lopes Mendes da Silva, na coordenação financeira; Juliana Zambon, na coordenação de comunicação; Bárbara Braga Gualberto Corre, na coordenação de patrocínio; Ana Lívia de Magalhães Garbin, na coordenação do site; Cecília Beatriz Melo Galvão, na coordenação do curso de programação; e Letícia Silva Brito, na coordenação de infraestrutura.

As equipes são reforçadas pelas seguintes assessoras:

Comunicação: Marlene Vasconcelos Moraes de Oliveira, Luiza Rodrigues Cardoso, Johana Jimena Pizarro Laquise e Ana Carolina Ramalho da Silva.

Patrocínio: Thainara de Assis Goulart e Bruna Silva de Lacerda.

Financeiro: Letícia Batista Rocha e Juliana Mitie Hosne Nakata.

Infraestrutura: Mariana Conde Fidelis, Bruna Daher de Albuquerque, Alice Barreto de Meneses, Sofia Valverde Villas Bôas e Maria Cecilia Torres Vianna.

Curso de Programação: Lauane Mateus Oliveira de Moraes, Luize Cunha Duarte, Tallyta Duarte e Alexia Bettoni do Nascimento.

Site: Izabella Julia dos Santos, Laryssa de Oliveira Ferreira e Gabriela Martins Jacob.

Cada coordenadora, juntamente com suas respectivas assessoras, trabalha dedicadamente para assegurar o sucesso e a eficiência e sua área, contribuindo para o contínuo crescimento e impacto da Maratona.

Foto com as participantes da Maratona Feminina de 2003
Mulheres que participaram da primeira edição da Maratona Feminina de Programação em 2023

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mfp.sbc@gmail.com e siga o perfil @mfp.sbc no Instagram.
(Hélio Costa Júnior)