Rafael Lima

O estudante Rafael Soares de Oliveira Lima, graduando em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, lança, no dia 29 de abril, às 18h, no anfiteatro do instituto, o livro de contos “Abalo” (Editora Patuá).

Escrita entre 2023 e 2024, a coletânea reúne sete contos que exploram acontecimentos responsáveis por desestabilizar o cotidiano das personagens. Esses episódios vão desde um caso de discriminação racial a aluna de uma escola, oprimida por uma religiosa do colégio devido ao seu cabelo, até a revelação de um diagnóstico de câncer em uma família, cujos membros se veem obrigados a buscar um destino para a mãe adoecida.

O fio condutor a unir essas histórias é a presença da palavra-tema “abalo”, que, ressignificada ao longo dos textos, confere uma unidade temática à coletânea.

Nas narrativas, o autor busca estabelecer relações com obras diversas. O quarto texto, por exemplo, cria um diálogo com o “Seminário dos Ratos”, conto icônico de Lygia Fagundes Telles. Já o sétimo conto remete a outra narrativa: o mito de Deméter e Perséfone, adaptado da obra “Metamorfoses”, de Ovídio.

O escritor é natural da cidade de Botucatu (SP), tem 21 anos e é pesquisador iniciante na área de Estudos Clássicos. Desde a infância, dedica-se à escrita e à leitura.

Graduando em Letras pelo IEL lança livro de contos

Para outros detalhes, escreva para o e-mail r252433@dac.unicamp.br