Sustentabilidade em terras indígenas é tema de workshop no IFCH

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) sediará, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no campus da Unicamp em Campinas, o 1º Workshop do Projeto Energia Limpa, Vida Sustentável, que busca debater a energia limpa e as oportunidades sustentáveis para terras indígenas do Baixo Oiapoque e Calha Norte. Além disso, o evento, voltado principalmente para estudantes indígenas e não indígenas, pesquisadores e pessoas interessadas no tema, visa fazer um balanço dos trabalhos realizados no projeto ao longo de 2023.

Além da programação científica, composta por três mesas-redondas e um minicurso, no dia 8 de Maio, o evento contará com a exposição de quadros e fotos da artista plástica indígena Keila Palikur e a exposição de esculturas em cuias do artista plástico indígena Milton Galibis, no hall da Biblioteca Octavio Ianni, no IFCH. As exposições visam incentivar reflexões sobre questões relacionadas à arte e às identidades dos povos do Baixo Oiapoque.

Já no dia 9 de maio, no Teatro de Arena da Unicamp, haverá uma apresentação do Teatro Maiuhi, uma companhia de jovens atores indígenas do Baixo Oiapoque. Antes da peça de teatro, apresenta-se o grupo musical Keneihu, formado por estudantes indígenas da Unicamp. A apresentação dos dois espetáculos pretende promover a conscientização e o diálogo sobre as questões indígenas, em especial no contexto universitário, destacando os desafios enfrentados pelos indígenas que deixam suas comunidades para estudar ou trabalhar nas cidades.

Programação workshop

Texto: Antonio Marinheiro (Estagiário SEC)
Edição de Imagens: Paulo Cavalheri /Pedro Rodrigues (Bolsista SEC)