Unicamp adere à Rede Nacional de Comunicação Pública

Os próximos passos serão a concessão da outorga por um período de 10 anos para a instalação de uma emissora de FM na Universidade e, posteriormente, a realização de estudos de viabilidade técnica para a sua implantação

##

A Unicamp e mais 10 universidades públicas estaduais e municipais firmaram parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira (6) para integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC). No ano passado, uma parceria similar foi fechada com institutos e universidades federais. Com essa expansão, a RNCP/TV passa a contar com 117 emissoras e a RNCP/Rádio, com 155. No caso da Unicamp, o convênio abrange as transmissões de rádio, com quatro horas diárias de programação da EBC. A escolha do horário e do conteúdo a ser exibido caberá às instituições. A partir da consolidação da parceria, os próximos passos serão a concessão da outorga por um período de 10 anos para a instalação de uma emissora de FM na Universidade e, posteriormente, a realização de estudos de viabilidade técnica para a sua implantação.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, disse ver com bastante otimismo a formalização dessa parceria. “Estaremos habilitados a transmitir programas produzidos pela EBC, que são reconhecidos pela qualidade e compatíveis com a visão da Unicamp, que é a de valorização da ciência e do conhecimento.” Meirelles lembrou que a Unicamp é uma universidade que prioriza a inclusão como forma de abrigar a diversidade étnica, racial, cultural e social do país, e que busca gerar conhecimento com potencial para transformar a realidade. A divulgação científica e a disseminação do conhecimento, segundo o professor, podem ajudar nessa tarefa. “Esse acordo pode servir como um elemento de fortalecimento da nossa própria atividade”, finaliza.

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Fernando Sarti – que representou o reitor na cerimônia de adesão ao programa –, avalia que o convênio permitirá uma divulgação mais intensiva do conhecimento produzido nas universidades. “Vemos esse esforço como uma forma de democratizar o acesso da comunidade à informação, o que, de alguma maneira, é uma forma de legitimar o que fazemos.” O pró-reitor avalia que a sociedade conhece pouco do que é produzido na academia. “Portanto, ter essa capacidade de dialogar com a sociedade, utilizando esse instrumento que, no caso da Unicamp é a rádio, é fundamental para nós”, conclui.

##
O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Fernando Sarti (segundo à direita), representou o reitor na cerimônia de adesão ao programa

Para a professora Christiane Neme Campos, secretária executiva de comunicação da Unicamp, o convênio é estratégico para ambas as instituições. “Ao fortalecer a RNCP, ampliamos o acesso da comunidade a conteúdos qualificados, o que impulsiona a disseminação do conhecimento e reflete o compromisso mútuo da Unicamp e da EBC no fortalecimento da comunicação pública.” O editor-chefe da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp, Álvaro Kassab, acrescenta que a parceria viabiliza a criação, futuramente, de uma rádio FM associada à Unicamp, atendendo a um anseio de longa data da comunidade universitária. “Um dos benefícios é a difusão de informações relativas a pesquisas a um público mais amplo e diversificado. Ademais, a rádio vai escoar a produção artística e cultural desenvolvida da Universidade.”

Além do acordo, também foram assinados protocolos de intenção entre a EBC, a Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). “Não seremos só receptores, nossos conteúdos estarão dentro da Rede e terão um alcance ainda maior”, pontuou Odilon de Morais, presidente da Abruem. “Esse é mais um marco na reconstrução da comunicação pública brasileira”, acrescentou Fabiano Pereira, presidente da ABTU.

##
O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles: bastante otimismo com a formalização dessa parceria.

Fomento à radiodifusão pública

A EBC foi criada em 2007 como responsável pelo sistema público de comunicação federal, incluindo a rede pública de comunicação de rádio e TV. A EBC gerencia as rádios Nacional e MEC, a Radioagência Nacional, a Agência Brasil e a TV Brasil, além do veículo governamental canal Gov, e do programa Voz do Brasil. Seu diretor-presidente, Jean Lima, destacou a importância dessa parceria, que chega à sua terceira etapa de expansão. Lima ressaltou ainda que, em 2024, a diretoria da empresa concentrará seus esforços na regulamentação da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) com o objetivo de fortalecer a comunicação pública.

O secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ricardo Zamora, destacou que a expansão da RNCP é o projeto mais importante da pasta. “Trabalhamos a expansão da Rede, juntamente com a mudança da grade de programação da EBC. Agora, temos a expectativa de fomentar a programação própria dos parceiros”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, e a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino.