Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Sem categoria

Unicamp lança novo portal institucional

Layout e sistema garantem acesso mais ágil às informações, com hierarquização do conteúdo, maior segurança e interface amigável e responsiva

Novos layout e sistema garantem acesso mais ágil às informações, com hierarquização do conteúdo, maior segurança e interface amigável e responsiva

Nesta segunda-feira (11), no período da tarde, a Unicamp lança seu novo Portal Institucional. Desenvolvido no WordPress, o novo sistema oferece aos usuários mais facilidade de acesso a informações importantes sobre a Universidade. O portal também passa a concentrar todo o seu conteúdo jornalístico e informativo em dois novos espaços: um dedicado ao Jornal da Unicamp e o outro às notícias institucionais.

“Essa é mais uma iniciativa para ampliar e melhorar a nossa divulgação de informações junto à sociedade e no interior de nossa comunidade”, celebrou o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, citando outros projetos recentes da Universidade na área da comunicação, como o relançamento do Jornal da Unicamp e a recente assinatura de um acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o que possibilitará a instalação de uma emissora pública de rádio FM no campus de Barão Geraldo. “Parabéns à SEC [Secretaria Executiva de Comunicação] e aos demais órgãos envolvidos por esse conjunto de iniciativas.”

O novo Portal da Unicamp é fruto de um intenso trabalho da SEC e contou com o apoio da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), em uma parceria da qual faz parte também o setor de comunicação da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Com o lançamento, a Universidade passa a contar não apenas com um novo design para sua homepage, mas também com uma maior facilidade quando se trata de sua manutenção, pois a segurança e infraestrutura da plataforma ficarão a cargo da Detic. Dessa forma, a SEC poderá se concentrar no gerenciamento do conteúdo do portal.

Ao acessar o Portal da Unicamp, o usuário encontrará as informações organizadas em quatro grandes seções: um carrossel com o notíciário da área de comunicação da Universidade, um menu de acesso rápido, a íntegra do Jornal da Unicamp, com acesso às edições anteriores, e os destaques referentes às notícias institucionais. “Trouxemos para a seção de acesso rápido do novo portal os conteúdos mais procurados pelos usuários segundo as métricas que analisamos”, explicou Laura Freitas Rodrigues, supervisora de tecnologia da informação (TI) da SEC.

A secretária executiva de Comunicação, Christiane Neme e o diretor xecutivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ricardo Dahab
A secretária executiva de Comunicação, Christiane Neme Campos e o diretor-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ricardo Dahab: o novo Portal da Unicamp é fruto de um intenso trabalho da SEC e contou com o apoio da Detic

Uma das prioridades no desenvolvimento do novo portal foi a hierarquização do conteúdo, com o objetivo de facilitar o acesso aos dados e melhorar a experiência de navegação do usuário, explica a professora Christiane Neme Campos, secretária executiva de comunicação e docente do Instituto de Computação (IC). “É preciso separar a informação em camadas. Existe aquela que deve estar na home, aquela que deve ser acessível com um clique, com dois cliques etc. Dessa forma, o caminho até o material desejado fica mais eficiente. Além disso, parte integrante dessa mudança foi a reestruturação da página do Jornal da Unicamp e a criação da página de notícias institucionais da Universidade.”

Com o novo espaço do Jornal da Unicamp, publicação com mais de 30 anos de tradição, todo o conteúdo noticioso, impresso e digital, sobre as pesquisas desenvolvidas da Universidade, em texto, áudio e vídeo, estará concentrado em um mesmo espaço. “A vida acadêmica dos campi, também, passa a estar centralizada no Jornal da Unicamp”, comenta Álvaro Kassab, editor-chefe da SEC. O espaço contará ainda com um time de colunistas e com um espaço para artigos de opinião.

Novo sistema, novas possibilidades

O projeto de atualização do Portal da Unicamp vinha sendo pensado havia muito tempo e considerava não apenas a modernização do layout mas também a plataforma sobre a qual havia sido construído. “Mudar um sistema do tamanho do portal envolve muitas questões, como, por exemplo, o armazenamento e a migração de um grande volume de dados”, ressalta Campos.

A decisão de usar o WordPress, um dos maiores sistemas de gestão de conteúdos para internet da atualidade, foi feita em parceria com a Detic, que tem buscado fornecer soluções modernas e seguras à comunidade, em particular a infraestrutura de websites. “Com essa integração, conseguimos oferecer um serviço centralizado, seguro e que alivia a carga de trabalho das equipes de TIC [tecnologia da informação e comunicação] da Universidade”, analisa Ricardo Dahab, diretor-executivo de TIC da Unicamp. “Entre a iniciativa de contratar um serviço especializado e colocar um novo site no ar, alguns órgãos e unidades precisavam de até dois anos [para finalizar esse processo]”, complementa Andreia Pio da Silva, assessora da Detic e idealizadora do projeto Websites para Todos.

Equipe multidisciplinar envolvida nas especificidades de desenvolvimento no WordPress, sistema base do novo Portal
Integrantes da equipe multidisciplinar que atuou no desenvolvimento do novo Portal da Unicamp

Esse projeto, desenvolvido em parceria com a SEC e com o setor de comunicação da DGRH, é uma solução corporativa que centraliza a infraestrutura de sites da Universidade. A ideia é garantir, por meio de um mesmo padrão estético, a segurança e a manutenção do sistema, conservando a autonomia das unidades e dos órgãos na elaboração e no gerenciamento do conteúdo dos seus sites. Rodrigues ressalta, ainda, que todo o trabalho foi concebido com foco também na segurança digital e na proteção dos dados dos usuários. “Há toda uma comunidade em torno do WordPress, o que faz com que as configurações de segurança da plataforma sejam atualizadas de forma constante”, explica.

Segundo dados da Detic, 27 sites já migraram para o sistema WordPress, outros 10 devem ser lançados em breve e mais 20 órgãos estão em processo de desenvolvimento de seus novos sites. Para Dahab, a experiência de elaborar o novo portal envolvendo profissionais de diferentes órgãos mostra o potencial de inovação do setor. “Precisamos garantir que a Universidade mantenha suas tecnologias e serviços para o desempenho de suas atividades-fim. Hoje, os projetos de TIC são muito mais ágeis.” Sobre a sinergia gerada dentro da equipe responsável pelo trabalho, Silva comenta: “A forma com que esse trabalho está sendo conduzido é muito inovadora. São três órgãos unidos em nome de um objetivo comum, e a contribuição desses profissionais ficará disponível para toda a Universidade. Essa concentração de esforços em torno de uma solução corporativa foi muito importante”.

Ir para o topo