Conteúdo principal Menu principal Rodapé
##
“Trilha do Calouro” apresenta os serviços e produtos oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas e traz informações úteis sobre o dia a dia acadêmico

Para facilitar a vida de quem está entrando na Universidade, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) lançou a série de vídeos  “Trilha do Calouro”, apresentando seus serviços e produtos e trazendo informações úteis sobre o dia a dia acadêmico. Contando com 12 episódios, a série já está disponibilizada para o público em uma página temática no portal da instituição e em seu canal no Youtube.

Michele de Marco, coordenadora do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) da SBU e responsável pela supervisão do projeto, aponta que a série é uma iniciativa inovadora, produzida inteiramente por bibliotecários do CRA – da concepção à edição dos vídeos, passando também pela elaboração, roteirização e gravação dos conteúdos. “Com a ‘Trilha do Calouro’, o SBU espera contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos ingressantes.” 

Os vídeos abordam temas variados e são inspirados nos tutoriais populares na Internet e também na linguagem dos quadrinhos e dos seriados televisivos, sendo “embasados em referenciais da literatura científica”, como pontua a coordenadora do CRA. Além de contar a história do SBU e revelar curiosidades sobre suas 30 bibliotecas, trazem orientações para quem vai utilizar o sistema pela primeira vez, dicas sobre como produzir um trabalho acadêmico ou usar fontes de informação, instruções sobre as regras da ABNT e uma apresentação do Catálogo Acervus (entre outros conteúdos). 

Complementam a série duas histórias em quadrinhos com materiais de apoio, também disponibilizadas no site da entidade. A ideia, explica de Marco, é fornecer suporte para assegurar que os novos alunos tenham uma transição tranquila para a vida acadêmica e garantir o melhor aproveitamento dos recursos informacionais das bibliotecas da Unicamp. “A transição para a vida acadêmica é um momento crucial e impactante; ao ingressar na Universidade, os calouros se deparam com diversas novidades e desafios inerentes ao ambiente acadêmico.”

Ir para o topo