##
Até 15 de março, a Diretoria Acadêmica realizará plantões para tirar dúvidas referentes à entrega dos documentos obrigatórios para a matrícula nos cursos de graduação

Nesta quarta-feira (28), ao receber os novos estudantes dos cursos de graduação, a Unicamp dá início a mais um ano letivo. A Calourada 2024 conta com atividades culturais e de orientação sobre a vida universitária, os serviços oferecidos nos campi e as diferentes oportunidades de bolsas e auxílios que promovem a permanência estudantil na Unicamp. O evento é uma organização das pró-reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Cultura (Proec). As atividades ocorrem nos três campi da Universidade: no de Barão Geraldo, em Campinas, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira, e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), em Piracicaba.

Em Campinas, a Calourada 2024 começa com a distribuição do Kit Ingresso, composto por uma sacola reutilizável, camiseta, caneca e um vale-refeição para almoço ou jantar gratuito no Restaurante Universitário (RU). Os kits podem ser retirados no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), das 9h às 17h. No mesmo local, a partir das 9h, haverá a apresentação da Família Burgman e também as boas-vindas oferecidas por pró-reitores e outros membros da gestão universitária. A recepção para os calouros do campus de Piracicaba ocorrerá também no campus de Barão Geraldo. Às 12h, quem estiver almoçando no RU vai conferir a apresentação da Banda de Pífano da Unicamp.

Em Limeira, a entrega dos kits acontecerá nas próprias unidades de ensino, FCA e FT, juntamente com a apresentação dos órgãos institucionais, atléticas e comissões da Universidade. A apresentação da Banda de Pífano ocorre às 18h na FT, em Limeira, e às 12h da quinta-feira (29), na FOP.

Já na sexta-feira, dia 15 de março, a Casa do Lago, no campus de Barão Geraldo, recebe a Calourada Indígena, com o acolhimento aos ingressantes indígenas e a apresentação da Universidade, dos serviços oferecidos e também do percurso de formação dos estudantes indígenas. A programação acontece das 9 às 11h30.

Além da programação oficial, os institutos e faculdades prepararam atividades específicas para os calouros.

Confira nos sites das unidades.

Até dia 15 de março, a Diretoria Acadêmica (DAC) realizará plantões para tirar dúvidas referentes à entrega dos documentos obrigatórios para a matrícula nos cursos de graduação. Os plantões serão realizados on-line, via Google Meet, das 9h às 16h. Os links serão disponibilizados no site da DAC. O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) também atenderá os alunos que desejarem conhecer as modalidades de bolsas e auxílios de permanência estudantil. Todas as informações estão disponíveis no site do órgão.

Calouros de 2023 visitam as dependências do Museu de Ciências; ações culturais visam a integração dos estudantes

Rede de encontros

Pensando em integrar os novos estudantes com outros membros da comunidade universitária, um aluno do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp tomou a iniciativa de criar uma plataforma digital para facilitar a interação e o encontro presencial em torno de interesses em comum. A plataforma Spurity, criada por Augusto Gouveia, permite que os usuários formem grupos on-line temporários a fim de divulgarem informações e se reunirem para atividades esportivas e culturais.

“Por exemplo, se você participa de um grupo de vôlei ou vai fazer uma apresentação no campus, pode criar um grupo, definir o local e a data, informar o tema e outros detalhes. Ao criar esse grupo aberto, a plataforma já permite que outras pessoas presentes na mesma região o encontrem”, explica Gouveia.

Ao acessar o Spurity, o aluno cria seu perfil e já pode interagir com outros usuários. A plataforma conta com três páginas: uma principal, que reúne os grupos formados pelo usuário, um feed de postagens e atualizações, semelhante aos stories do Instagram, e uma terceira na qual é possível encontrar outros usuários com interesses em comum. Os grupos podem ser divulgados por meio dos stories da plataforma, permitindo que os estudantes conversem entre si e conheçam o perfil uns dos outros.

O acesso à plataforma Spurity pode ser feito pelo computador, celular ou outro dispositivo.

O endereço é https://spurity.com.

Gouveia conta que seu objetivo é oferecer uma ferramenta capaz de facilitar o estabelecimento das conexões que o ambiente universitário propicia. O estudante também acredita que essa é uma forma de dar apoio aos novos estudantes, mudando a rotina dos calouros. “O apoio dos veteranos é essencial para a cultura da Universidade. Eu mesmo vivi em república com mais 16 pessoas e sei o valor dessa experiência tanto no sentido acadêmico quanto em meu desenvolvimento pessoal”, afirma.

Bolsas e auxílios garantem permanência de estudantes

Veteranos contam como é a experiência de estudar em uma das melhores universidades do país