Atualidades

Vestibular Indígena Unicamp/Ufscar acontece em seis cidades do país

A prova será aplicada no próximo domingo (14) e são esperados 3.350 candidatos; a orientação é que os estudantes cheguem com antecedência, pois não serão admitidos atrasos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicará, no próximo domingo, 14 de janeiro, a prova do Vestibular Indígena Unificado entre Unicamp e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O exame será realizado em seis cidades do país: Campinas (São Paulo), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Recife (Pernambuco), Santarém (Pará), São Gabriel da Cachoeira (Amazonas) e Tabatinga (Amazonas).

A prova terá início às 13 horas, devendo ser considerado o horário local. Estão inscritos 3.350 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil. A prova será em língua portuguesa, composta por uma Redação e 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).

A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas, impreterivelmente. A duração da prova é de quatro horas.

Os locais de prova e a consulta específica por candidato(a) já estão disponíveis.

O que levar: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Os candidatos poderão usar relógio analógico para controlar o tempo. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e consumir alimentos leves.

Importante: Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova. Estudantes indígenas ingressantes pelo Vestibular Indígena Unicamp 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023 devidamente matriculados(as) estão dispensados(as) da apresentação da documentação.

Estudantes indígenas durante período de matrícula em 2020; primeira chamada acontece no dia 5 de fevereiro, na página eletrônica da Comvest

Divulgação dos aprovados

A Comvest irá divulgar a primeira chamada de convocados para matrícula no dia 5 de fevereiro, em sua página eletrônica. A matrícula dos convocados nessa chamada deverá ser realizada de maneira virtual, no dia 6 de fevereiro (até as 17 horas), pela internet, na página da Comvest. A segunda chamada será divulgada no dia 9 de fevereiro, para matrícula no dia 15 de fevereiro. Estão previstas até cinco chamadas, conforme calendário a seguir.

Na UFSCar, esta é a 17ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas, e, na Unicamp, a 6ª. São oferecidas 130 vagas na Unicamp, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e outras 65 na UFSCar.

Ouça o Repórter Unicamp com outras informações sobre o Vestibular Indígena 2024:

Cidades e locais de prova – Vestibular Indígena 2024

CAMPINAS- SP

Faculdade de Engenharia Elétrica – Campus Unicamp

CAMPO GRANDE- MS

Escola Estadual Vespasiano Martins – Rua Treze de Maio, 1516 – Centro

SANTARÉM- AM

UFOPA – Unidade Tapajós / Bloco BSE Laranjão Vera Paz, s/n – Salé

RECIFE- PE

CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos “Valdemar de Oliveira”

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA- AM

C.E.T.I Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira