Atualidades

Acervo sobre centro de tortura vai ser disponibilizado para escolas públicas de Campinas

Projeto de extensão do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte será direcionado a alunos do ensino fundamental II e ensino médio

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp foi contemplado em um edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para a realização de um projeto de extensão em escolas públicas de Campinas, direcionado a alunos do ensino fundamental II e ensino médio.

O LAP possui a guarda provisória dos cerca de 300 artefatos encontrados em 2023 durante as escavações no prédio do DOI-Codi em São Paulo, um dos centros de detenção e tortura mais ativos do país durante a ditadura militar. Uma maquete 3D do prédio do DOI-Codi, assim como materiais didáticos sobre o tema serão produzidos.

No Registro Geral, a coordenadora do LAP, a arqueóloga Aline Vieira de Carvalho, aborda os detalhes sobre o projeto.

Produção de reportagem – Hebe Rios

Imagens – João Ricardo – Boi