Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Calourada 2024

Bolsas e auxílios garantem permanência de estudantes

Em 2024, a Unicamp destinará R$ 144,5 milhões para as iniciativas; interessados devem procurar o Serviço de Apoio ao Estudante

##
A Unicamp disponibiliza diversas modalidades de bolsas, auxílios e programas de apoio para estudantes de graduação e pós-graduação

Garantir que estudantes de baixa renda, ou de grupos sub-representados, possam se dedicar às atividades acadêmicas e aproveitar os benefícios da vida universitária de forma plena é o objetivo dos programas de permanência estudantil. A Unicamp disponibiliza diversas modalidades de bolsas, auxílios e programas de apoio para estudantes de graduação e pós-graduação.

“Os programas de permanência visam minimizar as desigualdades e proporcionar igualdade de oportunidades, permitindo que todos os estudantes, independente de sua situação econômica, tenham acesso à educação de qualidade”, explica Mariana Nery, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão criado na Universidade em 1976. Segundo a professora, os programas também são responsáveis por reduzir a evasão universitária, melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes e ampliar a diversidade no ambiente acadêmico.

“A presença de uma grande variedade de perspectivas e experiências que esses programas possibilitam enriquece o ambiente educacional, estimulando debates, ampliando a compreensão de diferentes realidades sociais, incentivando a inovação e a criatividade”, afirmou. Neste ano, a universidade investirá R$ 144,5 milhões em ações de permanência estudantil, valor 29% maior do que o gasto em 2023. O orçamento também prevê um aumento de 9,16% nos valores das bolsas sociais.

##
A coordenadora do SAE, Mariana Nery: reduzir a evasão, melhorar o desempenho acadêmico e ampliar a diversidade no ambiente universitário

Bolsas e auxílios

Além do serviço social, o SAE também oferece aos estudantes orientação educacional e apoio psicológico e psiquiátrico, faz a divulgação de oportunidades de estágio e emprego e promove ações culturais.

São sete as modalidades de bolsa social oferecidas a estudantes de graduação: Bolsa Auxílio Social (BAS), Bolsa Auxílio Estudo e Formação (Baef), Benefícios Auxílio Transporte (BAT), Bolsa Isenção de Taxa de Alimentação (Bita), Bolsa Auxílio Moradia (BAM), Bolsa Auxílio Instalação (BAI) e Bolsa Emergência, além do Programa de Moradia Estudantil (PME) no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. São oferecidas também duas modalidades de bolsas culturais, a do Programa SAE Ação Cultural: Educação, Comunidade e Campus e a do Programa Aluno-Artista.

Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março por meio do sistema SIG-SAE, disponível no site do SAE. Todas as exigências para a inscrição, o cronograma do processo seletivo e outras informações estão disponíveis no mesmo endereço. Ao longo da calourada, profissionais do SAE prestarão atendimento presencial e on-line para sanar dúvidas e oferecer orientações.

“O primeiro passo é acessar o site do SAE, no qual os estudantes podem encontrar informações detalhadas sobre os diferentes tipos de auxílio disponíveis, os critérios de elegibilidade e os procedimentos de inscrição. Regularmente, publicamos editais e chamadas para novas inscrições em programas de auxílio”, detalha a coordenadora, que orienta os candidatos a prestarem atenção nos prazos e requisitos específicos de cada modalidade de auxílio.

Todas as informações estão disponíveis no site do SAE.

##
Grupo contemplado no Programa Aluno Artista se apresenta em evento realizado no Salão do Conselho Universitário

Conheça as modalidades de bolsas e auxílios:

Bolsa Auxílio Social (BAS)

A Bolsa de Auxílio Social (BAS) é concedida segundo critérios socioeconômicos. Os candidatos são classificados conforme a renda per capita de sua família. A avaliação de cada caso é feita pelo serviço social do SAE, mediante análise de documentação e entrevista com assistentes sociais. Os estudantes contemplados realizam atividades em projetos da Universidade, com orientação de professores e outros profissionais.

Bolsa Auxílio Estudo e Formação (Baef)

A Bolsa de Auxílio Estudo e Formação (Baef) segue critérios socioeconômicos aliados à formação acadêmica. Ela é destinada a estudantes de graduação que estejam com 75% do curso concluído e tem o objetivo de apoiá-los na participação de projetos voltados a seus cursos.

Benefícios Auxílio Transporte (BAT) e Bolsa Isenção de Taxa de Alimentação (Bita)

Concessão de dois passes municipais por dia útil com valor vigente no transporte coletivo de Campinas por um ano, no caso do BAT, e acesso gratuito às três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários para estudantes contemplados com o auxílio Bita. Também são considerados critérios socioeconômicos.

##
Estudantes contemplados com a Bolsa Isenção de Taxa de Alimentação têm acesso gratuito às três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários

Bolsa Auxílio Moradia (BAM)

A BAM é destinada aos estudantes das Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA) e de Tecnologia (FT), em Limeira, e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). No caso dos estudantes de Campinas, a BAM é concedida aos que não conseguiram vagas na Moradia Estudantil (ver a seguir).

Bolsa Auxílio Instalação (BAI)

O Auxílio Instalação é destinado a estudantes já contemplados pela Bolsa Auxílio Social (BAS) e que apresentem dificuldades financeiras no início da graduação. A bolsa é composta por um único pagamento para subsidiar as primeiras despesas do aluno.

Bolsa Emergência

Nos casos em que estudantes enfrentarem dificuldades econômicas imprevistas, disponibiliza-se a Bolsa Emergência. Cada situação é analisada individualmente e a duração da bolsa pode variar. Os contemplados recebem um auxílio financeiro, duas passagens municipais por dia com valor vigente no transporte coletivo de Campinas e acesso a três refeições diárias nos restaurantes universitários. Durante o período de concessão do auxílio, os estudantes participam de projetos com carga horária de 10 a 40 horas mensais.

Programa de Moradia Estudantil (PME)

A Moradia Estudantil é destinada a estudantes do campus de Barão Geraldo, em Campinas, com dificuldades para sustentar uma habitação com recursos próprios, especialmente no caso daqueles vindos de fora da Região Metropolitana de Campinas. A moradia estudantil conta com unidades habitacionais de sala e quartos com quatro vagas, além de estúdios para famílias.

##
A Moradia Estudantil é destinada a estudantes do campus de Barão Geraldo, em Campinas
Ir para o topo