Cultura e Sociedade Factual

Crônica de professor da Unicamp fica em terceiro lugar no Prêmio Off Flip 2024

Obra "Tempos de AI-5", sobre o período da ditadura militar, foi escrita pelo professor Carlos Lobão

A obra “Tempos de AI-5”, do docente colaborador do Instituto de Geociências (IG) Carlos Lobão, ficou em terceiro lugar no Prêmio Off Flip de Literatura 2024, entre 484 textos inscritos na categoria Crônica. O prêmio, que já está em sua 19ª edição, é uma das ações do Selo Off Flip Editora, responsável pela programação da Off Flip das Letras, evento paralelo e complementar à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

A crônica tematiza a atuação de Lobão e de colegas da USP em movimentos contra a ditadura militar e mostra a situação das universidades paulistas em 1968 e 1969, logo após a edição do Ato Institucional nº 5. O autor escreve a partir de lembranças sobre a invasão do Conjunto Residencial (Crusp) e os bastidores das mobilizações estudantis, planejadas com a participação de Lobão e dos amigos Bernardo Figueiredo —  hoje professor colaborador do IG — e Ronaldo Mouth Queiróz, estudante de Geologia da USP à época e assassinado em 1973. O pseudônimo de “MacCoes”, apelido de Queiróz, foi usado pelo professor para assinar a crônica.

Professor Carlos Lobão escreveu a obra "Tempos de AI-5" sobre o período da ditadura militar
Professor Carlos Lobão escreveu a crônica “Tempos de AI-5” sobre o período da ditadura militar

Lobão decidiu escrever sobre um período que permitisse mostrar as tensões da época, os momentos da luta pela autonomia financeira nas universidades públicas paulistas e o convívio de três estudantes amigos e colegas da Geologia da USP. “Lutávamos contra uma ditadura antipopulação e, consequentemente, antieducação e anticultura, que queria impor o ensino pago nas universidades públicas e reformá-las para adequá-las aos seus interesses antinacionais”, afirma Lobão. “A descrição corresponde a fatos rigorosamente verdadeiros, mas esclareço que tento criar um espaço onde se permite usar a ficção para apresentar ou retratar uma postura, ou expressar sensações.”

A edição especial do Jornal da Unicamp, que circulou de 18 a 31 de março de 2024, resgatou a história do golpe militar de 1964 e suas conexões com o recente governo bolsonarista. Em reportagem de Mariana Garcia, o professor rememora a prisão aos 22 anos pela Operação Bandeirantes (Oban). Militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), foi sequestrado durante a madrugada, mantido em prisão política por mais de quatro anos e torturado. Recentemente, Lobão doou os autos do processo judicial militar instaurado pelo II Exército sobre a Operação Crusp para o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), da Unicamp.

Carlos Lobão ainda ressalta a importância de se escrever sobre a ditadura militar. “Serve para que não mais se repita a ‘página infeliz da nossa história’, para que não mais tenhamos que ler ou ouvir ‘esqueçam o que escrevi’, ou mesmo ‘não vamos remexer no passado!’”, opina.

A lista com o nome dos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura 2024 foi divulgada em 17 de abril. Os trabalhos selecionados serão publicados de forma colaborativa em coletâneas. O evento de premiação e lançamento das coletâneas será no Polo Sociocultural Sesc Paraty durante a 22ª Flip, prevista para novembro de 2024.

Leia a crônica de Lobão no site do IG.