Sem categoria

Vestibular Indígena 2024 Unicamp/Ufscar tem 3,3 mil inscritos, de 111 etnias diferentes

A Comvest está divulgando os locais de prova; o exame será aplicado no dia 14 de janeiro de 2024, a partir das 13 horas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 3.350 inscritos para o Vestibular Indígena 2024, que pela terceira vez está unificado entre a Unicamp e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), para o ingresso de estudantes indígenas, em diferentes cursos de graduação das duas universidades. O número é praticamente igual ao do ano anterior, quando a Comvest registrou 3.480 inscritos. As inscrições gratuitas foram encerradas no dia 4 de dezembro.

A Comvest está disponibilizando, a partir de hoje (15/12), a consulta aos locais de prova de cada candidato (a), em sua página eletrônica. As duas novas cidades de aplicação das provas, incluídas nesta edição, registraram os seguintes número de inscritos: Santarém (PA) – 180 candidatos e Campo Grande (MS) – 76 candidatos. O maior número de inscritos foi registrado em São Gabriel da Cachoeira (AM), com 1.434 inscritos, seguido de Tabatinga (AM), com 989 candidatos. A relação candidatos-vaga por curso, o número de inscritos de todas as cidades de prova e as etnias dos candidatos também já estão disponíveis na página Comvest.

Para ingresso em 2024, a Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar oferece 65 vagas. Essa modalidade é voltada a estudantes indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas. Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Estudantes indígenas ingressantes pelo Vestibular Unicamp edições de 2020, 2021, 2022 ou 2023 devidamente matriculados estão dispensados de apresentação da documentação.

Etnias

Há inscritos de 111 etnias diferentes. Entre as etnias declaradas pelos candidatos, a maioria é Ticuna, seguido das etnias Baré e Tukano. Além dessas, há inscritos dos povos Yanomami, Guarani, Marubo, Munduruku, Pankararu, Potiguara, dentre outros. A tabela abaixo apresenta as dez etnias com maior procura no Vestibular Indígena 2024.

Etnia

Inscritos

Ticuna – 677

Baré – 597

Tukano – 301

Baniwa – 182

Kokama – 149

Atikum – 113

Desana – 113

Tariana – 111

Kambeba – 93

Pankará – 81

Demanda por cursos

Em ambas as universidades, os cursos com maior demanda foram aqueles da área de saúde e ciências biológicas. Na Unicamp, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Nutrição registraram as maiores demandas e, na UFSCar, Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia foram os cursos mais procurados nesta edição do Vestibular Indígena 2024.

Prova

A prova do Vestibular Indígena Unificado 2024 será aplicada, no próximo dia 14 de janeiro, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 14 de janeiro de 2024 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). O programa de estudos para a prova está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar.

Convocação

A Comvest irá divulgar a primeira chamada do Vestibular Indígena no dia 5 de fevereiro de 2024. Haverá até cinco chamadas para matrícula online e as datas estão no calendário abaixo e no site da Comissão.

Calendário- Vestibular Indígena 2024

Aplicação das provas presenciais (cidades de Campinas/SP, Campo Grande/ MS, Recife/ PE, São Gabriel da Cachoeira/ AM, Santarém/ PA e Tabatinga/ AM: 14/1/2024, às 13 horas (horário local)

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada, na página da Comvest: 5/2/2024, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 1ª chamada, a partir da página da Comvest: Das 9 horas às 17 horas do dia 6/2/2024